Biografia de Zaqueu

Exercia o papel de publicano, assim era chamada a pessoa que cobrava e arrecadava os impostos do povo para o estado romano.

Na época de Zaqueu ou Zacarias (século I d. C) os impostos romanos eram duramente aplicados às atividades comerciais dos judeus e atingiam todos os estratos sociais, inclusive, muitas vezes, utilizava-se do abuso e da extorsão para efetuar a cobrança

Costumavam exigir mais dinheiro do que as pessoas podiam pagar e isso foi empobrecendo progressivamente muitos setores da população.

O cargo de cobrador de impostos para o estado romano proporcionava um bem-estar econômico para a pessoa que desempenhava tal função, pela fortuna que podia reunir através da atividade arrecadadora, por outro lado, ungia-se de responsabilidade e prestígio social sobre a comunidade que integrava e exercia o trabalho.

No entanto, nem tudo era cor de rosa, uma vez que o publicano era também um personagem nada querido pelas pessoas, pois era ele que cobrava os impostos, mais especialmente porque costumavam cobrar uma taxa maior do que a determinada pelos romanos e isso permitia que se tornassem imensamente ricos.

Mas no caso de Zaqueu era diferente e isso lhe deu transcendência nos livros sagrados como a Bíblia, porém foi sua conexão com Jesus que fez dele um dos protagonistas das histórias e ensinamentos que abundam no Novo Testamento

No terceiro e mais extenso dos evangelhos, o de São Lucas, aparece a história deste publicano abordando com detalhes a vida e a obra do filho de Deus na terra, e ainda transmite uma forte mensagem sobre a salvação.

Viveu e trabalhou como publicano na cidade de Jericó, uma cidade eminentemente comercial, localizada entre a Judéia e a Perea, foi uma pessoa muito odiada pelo povo por causa de sua atividade como cobrador.

Quando Jesus chegou à cidade, despertou grande interesse em conhecê-lo e como era um homem de baixa estatura precisou subir em uma árvore para apreciá-lo com detalhes entre a multidão.

Ao vê-lo, Jesus pediu para que ele descesse da árvore e disse que queria hospedar-se em sua casa

As pessoas questionaram esta decisão porque não podiam aceitar a presença de Jesus na casa de um pecador.

A resposta de Zaqueu foi impensada e surpreendente a todos, pois disse a Jesus e à multidão que seria uma honra receber uma personalidade tão importante como Jesus, e assim recompensaria entregando aos pobres todos os bens que havia roubado.

A mudança de Zaqueu foi notável e impactante, alguns dizem que ele foi espontâneo ao sentir-se ferido pelo ódio generalizado nas pessoas, enquanto outros acreditam que foi a palavra de Deus e a promessa de salvação que fez este homem mudar, pois até aquele momento vivia apenas para satisfazer sua ambição comercial

Este encontro mudou sua vida para sempre, pois deixou de ser um cobrador cruel que enriqueceu devido ao esforço alheio e por receber a graça e o perdão de Deus.

> Proximo >>>

Buscador