Biografia de Yoko Ono

Por ter-se tornado uma das referências da década mais revolucionária do século XX, sem dúvida se tornou tão conhecida no Ocidente de forma que nem todos os artistas orientais conseguiram. Yoko Ono é uma artista, criadora e personalidade facilmente lembrada por ter sido casada com John Lennon. No entanto, sua vida não começou por isso e nem mesmo seu poder criativo terminou com ele.

A aristocracia japonesa e um mundo por descobrir

Uma infância privilegiada em Tóquio serviu de estrutura para determinar a história de Yoko Ono. Seu pai foi um empresário de sucesso, enquanto que sua mãe de acordo com as regras da tradição japonesa se dedicava à arte clássica e às tarefas do lar. Desde jovem, Yoko esteve ligada à arte tanto pela herança de sua mãe como pela grande presença que obras artísticas em sua casa. Da mesma forma que aconteceu com outros grandes artistas japoneses, Yoko Ono aprendeu em sua juventude certas normas e regras da arte tradicional japonesa.

A vida desta futura artista se complicou quando as guerras e os ataques sobre as cidades japonesas prejudicaram a economia. Logo, esta fama e poder familiar se perderam e tanto Yoko como seus pais mergulharam na mais pura miséria. Desde então, a jovem não teve outra escolha senão encontrar seu próprio caminho, trabalhar e buscar lentamente seu próprio estilo.

Arte, a vanguarda e o desejo de mudar o mundo

Fluxus foi uma vanguarda artística muito importante na década de 1960. Ali, Yoko participou e deixou de lado sua maternidade e o casamento estabelecido com Anthony Cox. Seu principal interesse esteve durante esses anos na criação e nas performances que muitas vezes envolviam interessantes e novas interações com o público. Acreditas-se que através desse meio finalmente conheceu John Lennon, com quem se casou em pouco tempo e desenvolveu uma das relações mais fortes e reconhecidas de todo o século.

Junto com Lennon, Yoko Ono foi introduzida ainda mais no cenário artístico e a presença de ambos marcou profundamente a vida do casal, transformando-os em suas maiores prioridades. Compuseram juntos músicas e discos, fizeram performances artísticas como a famosa cama de hotel, ocasião em que pediram a paz mundial e ainda mais vivenciaram um grande amor até então não experimentado por ambos.

A história de amor chegou a um fim violento em 1980, quando um fã assassinou Lennon na frente de sua esposa e a forçou a isolar-se por um longo período de sua vida.

No entanto, a força e a energia desta fênix a fez ressurgir das cinzas e desde então Ono se tornou conhecida em todo o mundo por sua participação em eventos mundiais, por sua luta pela paz e pela defesa dos direitos humanos.

Imagens Instagram yokoonoofficial

> Proximo >>>

Buscador