Biografia de Sansão

Trata-se de um personagem icônico da bíblia hebraica, cuja história ficou conhecida através do livro chamado Tanach, mais precisamente o Livro dos Juízes.

Foi um dos últimos e mais populares filhos de Israel, como se denominou aos israelitas ou hebreus que descendiam do patriarca Jacó, sendo neto de Abraão.

Mas, na realidade, embora tudo isso tenha se destacado na história do Judaísmo, tornou-se um personagem mundialmente reconhecido, transcendendo inclusive a religião, devido a grande força que ostentava e ao estreito vínculo que tinha com o comprimento de seu cabelo, assim como pela relação amorosa que mantinha com Dalila

Em relação à primeira particularidade, sobre sua força física, esta condição superior que possuía é descrita em detalhes em uma das histórias do Tanach.

Uma força magnífica que além de acompanhar sua valentia, uma combinação que sem dúvidas o distinguia e tornava um símbolo de vigor e heroísmo na religião e na cultura em geral.

Certa vez, um anjo enviado por Deus alertou sua mãe que ele nunca poderia cortar o cabelo porque isso tiraria suas forças

A partir desse momento, tal fato se tornou um segredo que não poderia ser revelado a ninguém, muito menos a seus inimigos, porque se conhecessem saberiam como derrotá-lo.

A lenda conta que Sansão foi o modo encontrado por Deus para derrotar os filisteus e elevar o povo israelense.

Depois de uma disputa que teve com este grupo durante seu casamento, que terminou em tragédia com a morta de sua esposa, teve que fugir para várias cidades, entre elas a Judéia e depois Gaza.

Nessa fuga conheceu e se apaixonou por Dalila, uma mulher filisteia que o levaria à perdição

Dalila foi subornada pelos filisteus para conquistá-lo e não só conseguiu como também conseguiu que ele confessasse o segredo de sua força que estava no comprimento de seus cabelos.

Uma vez descoberto o mistério, Dalila cortou seu cabelo e chamou os filisteus para capturá-lo

Embora isso determinasse sua morte, significou a salvação e a reivindicação dos israelitas frente aos filisteus, pois em uma invocação a Deus recuperou a força que havia perdido quando seus cabelos foram cortados e o edifício onde se encontrava junto de milhares de filisteus foi derrubado.

Com o derrubamento morreram os principais líderes políticos, fato que significou uma perda abrupta do domínio que possuíam e, desta forma, Sansão cumpriu a missão que Deus lhe trouxe ao mundo: libertar o povo israelita do jugo dos filisteus.

> Proximo >>>

Buscador