Biografia do Príncipe Harry

O mais novo dos dois filhos, o príncipe Harry (em português, Henrique), é reconhecido por fazer parte de uma renovação progressiva da realeza britânica que, para muitos, começou com Lady Di.

Casado oficialmente com Meghan Markley, no dia 20 de maio de 2018, o príncipe Harry não faz parte da linhagem de herdeiros diretos ao trono e é responsável por realizar um grande trabalho de filantropia em diversas partes do mundo.

Nascer em uma família que marca seu futuro, privilégio ou sofrimento?

Nascido em Londres no dia 15 de setembro de 1984, Harry é o segundo filho do casamento entre o príncipe Charles de Gales e a princesa Diana de Gales. Este matrimônio tem como herdeiro do trono seu irmão mais velho, Guillermo. Os primeiros anos de vida dos dois membros da realeza foram mediados pelo duro conflito que sua mãe mantinha com a tradição real inglesa e da qual estabelecia um protocolo e formalidade muito rígida. O fato de sua mãe Diana não pertencer à família real foi sempre um problema e representaria uma negação sobre a importância de sua figura.

Em 1988, Harry iniciou sua educação oficial, o que envolveria a passagem por várias escolas de elite e uma atitude por vezes rebelde, o que caracterizaria sua juventude. Muitos afirmam que esta busca em querer cruzar os limites fez com que Harry soubesse lidar com a perda precoce de sua mãe (de quem tinha adoração especial) e com a distante relação que possuía com seu pai.

Crescer faz parte do papel que se tem socialmente

Diferentemente do que aconteceu com seu irmão Guillermo, Harry levou mais tempo para adaptar-se ao papel de fazer parte da realeza. No ano de 2005 ingressou no exército como membro masculino da realeza britânica para representar a nação. Quando estourou a invasão norte-americana ao Afeganistão, a Inglaterra enviou suas tropas entre os anos de 2007 e 2008, tendo Harry como representante nesse território.

Nos últimos anos, tanto Harry como seu irmão dedicaram seus dias contribuindo com diversas obras e com organizações solidárias pelo mundo, começando pelas viagens aos países subdesenvolvidos. Em seu caso, sua dedicação e interesse pelas tarefas de ajudar a erradicar a AIDS das comunidades de vários países africanos, especialmente em Lesoto, região onde Harry realizou sua viagem pessoal confiada pela Coroa.

A partir destas experiências, a atitude de Harry em relação à realidade mundial e seus privilégios como membro da Coroa lhe fizeram amadurecer profundamente.

> Proximo >>>

Buscador