Biografia de Oliver Cromwell

Herói e ditador, estas foram as duas faces atribuídas a este personagem político de relevância e que dominou grande parte da história política inglesa durante o século XVII.

Ele entrou para a história por ter sido a maior autoridade da república da Inglaterra, uma nação intimamente associada à monarquia

Integrou o parlamento inglês em duas ocasiões, primeiro por Huntingdon e depois por Cambridge, no entanto, o cargo que o lançou à fama foi de Lord Protector da Mancomunidade da Inglaterra, Escócia e Irlanda, exercido entre 1653 e 1658, o que representou por um breve período a monarquia, a tradicional forma do governo inglês.

A partir do cargo de Chefe do Estado inglês da Mancomunidade aglutinou um enorme poder, onde fez e desfez o que achava melhor e apesar de resistir à autoridade real que substituiu sua própria gestão, segundo muitos historiadores, o que ele fez não foi muito diferente de outros monarcas.

Os principais impulsos de sua ascensão ao poder foram os seguintes: sua intervenção heroica na guerra civil inglesa, sua oposição à dissolução do parlamento que confirmou o rei Carlos I, e seus ideais que falavam de liberdade de pensamento e defesa do papel parlamentar

Por um lado, levantou a voz e ergueu as bandeiras da liberdade, da república e da tolerância, tanto no campo político como no religioso, mas na prática dissolveu outros parlamentos, perseguiu os católicos e opositores de suas ideias.

Este comportamento lhe abriu caminho para as críticas e questionamentos e o colocou ao lado dos ditadores, especialmente seus detratores.

Quando faleceu no ano de 1658, nada diferente aconteceu quando um rei morre e seu filho Richard o sucedeu com o cargo de Lord, no entanto, sua ineficiência política e fraqueza pessoal o tiraram do posto no ano seguinte e, em 1660, foi restaurada a monarquia com o rei Carlos II à frente do governo inglês

Nasceu em Huntingdon, no ano de 1599 e morreu em 1658 por causa da malária.

Antes de dedicar-se à política, era encarregado pela administração e exploração de suas vastas extensões de terra.

Sua rivalidade com alguns vizinhos determinou sua mudança e posterior queda na escala social e, finalmente, a incursão na política significou uma virada substancial de sua vida para sempre.

Embora sua intervenção política tenha deixado muitos vestígios, promoveu também muitas mudanças benéficas para o país, como a nacionalização das forças armadas e sua profissionalização, uma ferramenta fundamental no futuro inglês e seu grande orgulho.

Por outro lado, foi o grande desenvolvedor do mercantilismo inglês, que sobreviveu por alguns séculos e trouxe grandes benefícios econômicos aos cofres do estado.

> Proximo >>>

Buscador