Biografia de Matusalém

A maioria das histórias que aparecem na Bíblia é interpretada como uma narração carregada de simbolismo, já que alguns dados são contrários aos critérios científicos e racionais. No livro de Gênesis há personagens como Sem, Lameque, Noé, Mahalalee, Enos, Cainã, Adão e Matusalém, sendo que todos ultrapassaram os 600 anos de vida.

O recorde da longevidade bíblica pertence a Matusalém com 969 anos. Sobre esta questão existem basicamente três interpretações. Por um lado, afirma-se que poderia ter sido um erro na tradução dos textos em relação à referência cíclica lunar e solar, de modo que em tal situação, teria alcançado na realidade 72 anos.

Por outro lado, antes do Dilúvio Universal, os homens viviam realmente mais de cem anos e a ira de Deus castigou os homens com uma vida mais curta. Alguns pesquisadores afirmam que a longevidade dos personagens bíblicos é uma tendência literária à hipérbole.

As referências a Matusalém são encontradas em diversas fontes: na Gênesis, no livro de Enoque e dos Jubileus. Chama a atenção que nestes textos não coincidem os dados sobre sua longevidade e também não há uma data específica sobre o ano em que morreu.

A linhagem antediluviana

Sua mãe se chamava Edna e seu pai Enoque. Matusalém foi por sua vez o pai de Lamec e avô do ilustre Noé. Assim, foi o oitavo patriarca antediluviano e descendente da linhagem de Adão e Eva com a qual deu início à humanidade.

Sua figura é idolatrada pelo Cristianismo, Judaísmo e Islamismo

- Quando uma pessoa atinge uma idade avançada nos lembramos do avô de Noé.

- Na linguagem cotidiana, existem muitas referências a personagens bíblicos. Se alguém chora desconsoladamente, dizemos que chora como uma Madalena.

- Quando uma pessoa não entende um assunto, afirma-se que lava as mãos como Pilatos.

- Se alguém consegue derrotar um rival poderoso, dizemos que Davi derrotou Golias.

- O traidor é chamado de Judas e o comportamento cainita vem da maldade de Caim contra seu irmão Abel.

- Quando uma pessoa tem muita idade, dizemos que é mais velha que Matusalém.

Um personagem bíblico que serve de inspiração à ciência atual

A figura de Matusalém continua sendo uma fonte de inspiração no mundo atual. Os astrônomos procuram a estrela mais antiga do universo e até hoje identificaram uma, conhecida como HC 140283, popularmente chamada de estrela do Matusalém.

Desde que o código genético é conhecido, busca-se um gene que possa explicar a longevidade de alguns indivíduos. Em 2002, a comunidade científica encontrou o gene responsável por retardar o processo de envelhecimento e, obviamente, nomeou como Matusalém.

> Proximo >>>

Buscador