História de Loki

Um diabo entre os deuses. Loki é uma figura única, famosa por suas travessuras e maldades, consumida pelo desejo de ser o rei de Asgard.

Na maioria das histórias mitológicas aparece um ser ou divindade que representa a ideia do mal. No caso da mitologia nórdica, este ser é conhecido como Loki, o Deus do Fogo e das Mentiras.

Loki se passa pelos demais Deuses

A Edda e as sagas Heimskringla são textos da literatura medieval islandesa medieval que compila o conjunto de histórias e lendas da mitologia nórdica. Através destas lendas conhecemos Loki, dono de uma reputação particular.

Embora sua história permaneça repleta de mistério, existem certas referências sobre esta figura: é o filho dos gigantes Helblindi e Býleistr, esposo de Angrboda e Sigyn, pai de duas criaturas monstruosas e de Hela, a Deusa do reino dos mortos. Em algumas lendas Loki é considerado o filho do Deus Odin e em outras aparece como seu irmão.

Loki é um ser perverso, malvado e provocador

Seu objetivo principal é tornar-se o líder de Asgard, o lar onde vivem os deuses nórdicos. Gosta de burlar e enganar os outros Deuses, assim como os gigantes. Neste sentido, em certa ocasião chegou a cortou as lindas tranças loiras da Deusa Sif, a fiel esposa de Thor.

Outra de suas diabruras era roubar as maçãs douradas dos Deuses para obter a juventude eterna. Apesar das suas artimanhas e burlas, algumas vezes atuava com boas intenções, como na ocasião em que entregou o martelo Mjolnir ao Deus, uma arma poderosa para defender o reino de Asgard contra qualquer ameaça.

Da mesma forma que Prometeu na mitologia grega, foi castigado pelos Deuses, que o amarraram em uma rocha pontiaguda com as tripas de um de seus filhos para que fosse atormentado por uma serpente venenosa. Para alguns especialistas em relatos da mitologia, a figura de Loki tem uma semelhança notável com a história do herói grego Odisseu, pois ambos se caracterizam por sua grande inteligência e astúcia.

No mundo fictício de Marvel Comics

Thor e Loki são seres da mitologia nórdica e ao mesmo tempo personagens das histórias de Marvel. Thor é um herói valente e nobre, enquanto que Loki é um dos maiores vilões. Ambos são apresentados como meio irmãos e paralelamente irreconciliáveis e grandes inimigos. Por outro lado, em várias histórias em quadrinhos como “Os Vingadores” também aparecem o personagem Loki como um dos vilões mais astutos.

Da mesma forma que nas lendas nórdicas, no mundo fictício de Marvel, este personagem se destaca por sua perversidade, grande inteligência, habilidade para enganar e capacidade para mudar de aparência.

Imagem: Fotolia. fargon

> Proximo >>>

Buscador