Biografia de Justin Trudeau

Reconhecido internacionalmente por suas posições liberais e modernas, seu regime de governo avançado e sua decisão em muitos aspectos que têm a ver com a melhoria da qualidade de vida das pessoas, Justin Trudeau é um dos primeiros-ministros mais facilmente identificáveis do mundo. Sua participação no Partido Liberal do Canadá lhe permitiu desde muito cedo ter claro quais eram os objetivos de sua participação na política. Depois de fazer parte da Câmara dos Comuns canadense, no ano de 2015, consagrou-se o 23º Primeiro-Ministro do Canadá.

Uma família dedicada à política e ao serviço público que marcou para sempre seu destino

Justin Pierre James Trudeau nasceu em 25 de dezembro de 1971 em um lar que desde a sua infância o integrou ao mundo da política. Seu pai já era primeiro-ministro canadense na época de seu nascimento e sua mãe também pertencia a uma família com histórico de participação no serviço público. Além do que poderíamos facilmente considerar uma família abastada e de bom poder aquisitivo, Justin Trudeau foi beneficiado desde pequeno por pertencer a um mundo que mais tarde desejaria integrar-se. Anos de observação direta sobre as regras dessa área política facilitariam sua tarefa.

Seus estudos foram bem diversificados: foi estudante de literatura inglesa, educação, geografia e engenharia. Toda esta formação, mas especialmente seu acesso a um campo de elite lhe permitiu que seguisse adiante com uma atividade política destinada ao sucesso desde jovem. A partir dos primeiros anos do novo milênio, Justin começou a participar direta e ativamente no Partido Liberal do Canadá, tanto na representação da região de Papineau como na de todo o país.

O cargo maior e a responsabilidade de mudar a história

Depois de uma ascendente carreira na política, baseada sobre seu conhecimento público canadense, seu talento e carisma pessoal, em 2015 Justin Trudeau foi eleito primeiro-ministro desse país. O fato de substituir seu pai já que anos atrás já havia exercido o cargo lhe expôs como um dos líderes do Primeiro Mundo, o que sem dúvida seria algo de extrema responsabilidade.

Grande parte das medidas tomadas em seu mandato teve a ver com a modernização do Canadá, a consolidação da assistência social a setores menos favorecidos e o resseguro de direitos para minorias étnicas e de gênero. Ao mesmo tempo, sua administração trabalhou questões como a proteção do meio ambiente, a legalização do uso da maconha, o aborto, a igualdade de gênero, a separação entre a Igreja e o Estado e a transparência dos funcionários públicos.

> Proximo >>>

Buscador