História de Hidra

Muitos dos personagens fictícios do mundo contemporâneo têm poderes sobrenaturais e um aspecto fora do comum. De alguma maneira, todos eles estão inspirados nas antigas histórias da mitologia grega, na qual qualquer tipo de criatura estranha desempenha um papel de protagonista nas histórias de heróis e deuses.

A Hidra de Lerna é uma destas criaturas únicas e misteriosas. Seus pais foram a ninfa Equidna e o monstro Tifão, sendo que sua guarida ficava no lago Lerna.

Hidra era um monstro com sete cabeças de cobras e por onde soltava fogo e enxofre, tinha garras de dragão e um torso coberto de duras escamas. Uma de suas cabeças possuía lâminas de ouro e dizia-se que era imortal.

A batalha de Heracles contra Hidra

Heracles, também conhecido como Hércules na mitologia romana, era filho de Zeus e Alcmena. Hera, a esposa ciumenta de Zeus, decidiu vingar-se do seu marido infiel, matando o pequeno Heracles enquanto dormia. Para isso, colocou duas cobras venenosas em cima de sua cama, mas o pequeno Heracles as estrangulou com suas próprias mãos.

Quando se tornou adulto, sua mãe, a deusa Hera quis vingar-se de novo, só que desta vez com um poderoso veneno para enlouquecer Heracles

Sua loucura lhe fez confundir sua esposa e seus filhos com inimigos e acabou os matando. A reação de Heracles recebeu um duro castigo, pois foi obrigado a superar doze provas, conhecidas como Os Doze Trabalhos de Heracles, onde tinha que enfrentar todo tipo de criatura de grande força.

Depois de superar o primeiro desafio matando o Leão da Nemeia, teve que enfrentar a Hidra de Lerna. Quando chegou ao lago onde habitava o monstro, Heracles disparou suas flechas para que Hidra saísse das profundezas e lutasse com ele. Heracles cortou uma de suas cabeças com a espada, mas uma nova cabeça surgiu do seu corpo. Escorpiões e cobras surgiram do sangue derramado pelo monstro no chão. Heracles pediu a ajuda de seu sobrinho Iolau.

Toda vez que Heracles cortava uma cabeça da Hidra, seu sobrinho queimava a ferida do pescoço para que não saíssem novas cabeças. No final restou apenas o rosto de ouro da Hidra, que Heracles a cortou com sua espada conseguindo matar o temível monstro de forma definitiva.

Heracles enterrou a cabeça imortal da Hidra embaixo de uma grande rocha e desta maneira superou sua segunda prova.

Três interpretações sobre o mito de Hidra

As cabeças cortadas de Hidra voltaram a crescer. Tinham certa semelhança com alguns problemas humanos. Neste sentido, cometemos erros e não aprendemos com eles, para que os erros não voltem a repetir-se por mais vezes.

Hidra é uma criatura rara, misteriosa e complexa. De alguma maneira se parece com a mente humana.

Além das questões psicológicas associadas ao mito de Hidra, para alguns pesquisadores a história da Hidra de Lerna está relacionada aos problemas sofridos pelos habitantes de Lerna quando drenaram um pântano que era uma ameaça para a região.

Imagem: Fotolia. lesniewski

> Proximo >>>

Buscador