História de Hércules

Se existe um personagem mortal de toda a mitologia grega que tenha despertado nossa imaginação, este é sem dúvidas Heracles, embora seja mais conhecido pelo seu nome romano: Hércules.

1. SEMIDEUS

É um semideus da mitologia grega, caracterizado por uma força sobre-humana, cujo episódio que mais caracteriza sua vida são seus doze trabalhos.

2. UM BASTARDO

Foi fruto de uma das inúmeras infidelidades de Zeus com humanas, neste caso particular com a rainha Alcmena de Tebas. É por isso que Hércules tinha como inimiga a poderosa deusa Hera, irmã e esposa de Zeus.

Hera começou a atuar como inimiga muito cedo. Enviou duas serpentes para matar o jovem herói quando ainda estava no berço, poucos meses depois do seu nascimento.

3. SUA MÃE TENTA ASSASSINÁ-LO DE PEQUENO

A tentativa de assassinato foi em vão, já que em um episódio conhecido de sua vida, Hércules estrangulou as duas serpentes.

Desde pequeno, Hércules já mostrava o talento de sua força prodigiosa que o caracterizaria no futuro, mas também mostrava ataques de raiva que seriam a causa de sua maior proeza.

4. DESCONTROLE E MORTE DE SUA PRÓPRIA FAMÍLIA

Em um destes excessos de raiva, Hércules matou sua família, mulher e filhos.

Quando acordou na manhã seguinte e percebeu o que tinha feito, ficou envergonhado e decidiu ir para um lugar isolado, sem contato com a sociedade.

5. A BUSCA PELO PERDÃO

Ali foi encontrado por seu meio-irmão Ificles, que o aconselhou ir ao oráculo de Delfos. Neste santuário, a profetisa revelou que teria que realizar dez trabalhos ditados por Euristeu, rei da Argólida, que acabaram sendo doze por não considerar dois como válidos.

6. OS 12 FAMOSOS DESAFIOS

Estes foram os doze ilustres trabalhos de Hércules:

Matar e conseguir a pele do leão de Nemeia.

Matar a Hidra de Lerna

Capturar a corça da Cerineia

Capturar o javali de Erimanto

Em um único dia limpar os estábulos de Áugias

Matar os pássaros do lago Estínfalo.

Capturar o touro de Creta.

Roubar as éguas de Diomedes.

Roubar o cinturão de Hipólita, rainha das amazonas.

Roubar o rebanho de Gerião.

Roubar as maçãs do jardim das Hespérides.

Capturar Cérbero.

7. PODER DE GÊNIO E ESTRATÉGIA

Além de usar sua força desproporcional, em alguns destes trabalhos, Hércules teve que usar sua engenhosidade como no caso da limpeza dos estábulos de Áugias (o quinto).

Estes, que abrigavam um grande número de animais, nunca haviam sido limpos, de modo que a quantidade de excrementos acumulados era algo inimaginável. Neste caso, o que o herói fez foi desviar o curso de dois rios cavando um canal, de forma que a passagem das águas limpasse toda a sujeira.

Em outros trabalhos, como na captura do javali de Erimanto (o quarto), Hércules se encontra inserido em aventuras paralelas, como no caso em que acabou com um ataque de centauros e de seu amigo Folo, também centauro.

Ao completar os doze trabalhos, Euristeu, assustado, deixou Hércules seguir em paz.

Embora estes doze trabalhos sejam os mais conhecidos, Hércules também viveu outras aventuras que dão corpo à sua lenda.

8. COTOVELO A COTOVELO COM ZEUS

É o caso da luta, junto com Zeus, contra os gigantes ctônicos (filhos de Gea), assim como instaurou os Jogos Olímpicos e fundou a cidade de Taranto, situada no calcanhar da Itália.

9. DESENLACE QUE NÃO ESTAVA À ALTURA DAS CONQUISTAS

Hércules morreu em Tirinto, fruto de um engano, devido ao uso de uma capa envenenada. Após isso foi chamado ao Olimpo pelos deuses. Desta forma, Hércules alcançou a imortalidade.

10. UMA POPULARIDADE QUE SE ESTENDEU DE GRAÇA AO MUNDO

Sua reverência pode ser encontrada em toda a Grécia, especialmente em Esparta (cuja dinastia de reis foi um fundador mitológico).

Com a expansão grega pelo mundo, o mito de Hércules também cruzou fronteiras, sendo adotado por outras religiões, identificado com outras divindades locais ou relacionando-se com elas.

> Proximo >>>

Fotolia. (em ordem de apariçâo)
Martina Berg - Alessandro


Buscador