Biografia de Henry Fayol

A organização e a gestão empresarial mudaram radicalmente no final do século XIX com a irrupção deste francês, engenheiro de mineração, que promoveu e impulsionou sua própria teoria conhecida como Fayolismo e que gerou um salto qualitativo nestes campos.

Preocupado e ocupado especialmente com a eficiência empresarial, sua teoria estava focada em projetar uma estrutura para alcançar este objetivo

Seu sistema teórico ficou imortalizado no livro de sua autoria: Administração Geral e Industrial, publicado em 1916.

Embora na atualidade algumas pessoas questionem a viabilidade da aplicação de seus princípios, a verdade é que grande parte continua em vigor e exercendo influência.

Oriundo de Constantinopla, hoje Istambul, nasceu em 1841.

Sua formação acadêmica aconteceu na França e se graduou como engenheiro de minas.

Sua carreira profissional foi desenvolvida plenamente na empresa Commentry-Fourchambault Company, pioneira em metalurgia, onde trabalhou primeiro como engenheiro responsável pela extração do carvão e fundição do ferro, tornando-se mais tarde gerente e depois diretor.

No final do século XIX, a empresa entrou em crise e mesmo assim ele soube ativar um plano para pilotar a "tempestade" e superá-la

Seu plano, que se tornou teoria, foi composto das seguintes fases: planejamento (estabelecimento de objetivos e realização organizada); organização eficiente dos recursos disponíveis, tanto dos materiais como dos humanos; a direção deve ser responsável por uma pessoa com um perfil empático, capaz de motivar os empregados e comunicar-se com eles para conseguir um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo; controle de cada avanço ou retrocesso para poder realizar mudanças positivas no plano; e antecipar acontecimentos futuros para poder contorná-los.

Por outro lado, seu modelo que não competiu, mas completou a proposta realizada por seu colega Patrick Taylor, fundador do Taylorismo, propôs a subordinação dos interesses individuais sobre os da empresa, e mesmo acreditando que o salário seja um motivador influente não existe sistema perfeito neste sentido, sendo assim é necessário buscar um consenso.

A ordem, a igualdade, o clima harmonioso e o espírito de grupo são outros fatores que destacaram sua proposta como cruciais para conseguir um funcionamento organizacional aceitável e conforme.

No seu caso, valeu a pena, pois quando se aposentou da direção da Commentry-Fourchambault Company, deixou uma companhia estável e bem-sucedida.

Morreu no ano de 1925, aos 84 anos.

> Proximo >>>

Buscador