Biografia de Galileu

É considerado um dos cientistas mais relevantes da história por suas contribuições à física, matemática e astronomia. Sua defesa sobre as teorias de Copérnico lhe fez confrontar com o poder da Inquisição.

Nasceu em Pisa, no ano de 1564, no seio de uma família de comerciantes. Quando criança se mudou com sua família para a cidade de Florença. Durante sua juventude queria entrar num mosteiro, mas seu pai, um homem preocupado com as ações científicas fez todo o possível para afastá-lo do caminho religioso.

Aos 18 anos começou a estudar Medicina e Filosofia na Universidade de Pisa, mas logo se desiludiu com estas disciplinas e destinou para o conhecimento matemático. Seus colegas de sala lhe apelidaram de "briguento", pois Galileu não evitava o debate com seus professores, todos eles defensores do aristotelismo. Apesar disso, seus professores o admiravam por sua genialidade e o chamavam de "o cérebro".

Galileu é considerado o pai da metodologia científica

Em 1589 obteve um cargo de professor de matemática na Universidade de Pisa. Da torre inclinada de sua cidade observou que os corpos não caem no chão em proporção ao seu peso absoluto, tal como se acreditava desde a época de Aristóteles.

Mudou-se para a Universidade de Pádua para complementar seus estudos sobre horóscopos, embora pessoalmente não acreditasse em astrologia. Como seu salário era muito modesto, também recebia estudantes de boa família em sua casa.

Segundo a lenda, usando seu pulso como cronômetro observou que a oscilação de um pêndulo não dependia do arco percorrido, mas de seu comprimento. Trabalhando no jardim de sua casa na fabricação de uma bomba de água descobriu os princípios do movimento uniformemente acelerado.

Com a construção de um telescópio de vinte ampliações foi capaz de identificar pela primeira vez a natureza rochosa da Lua, assim como das estrelas e dos planetas que até então nunca haviam sido vistos.

Foi inovador no uso do método científico, uma abordagem que se opunha aos critérios da época, especialmente às afirmações das Escrituras Sagradas.

Teve que curvar-se aos inquisidores e admitir o que não pensava, mas sussurrou uma frase que entrou para a história: "Eppur si muove" (mas se movimenta).

Seus avanços com a astronomia o levaram ao copernicanismo

Quando os teólogos tiveram notícias que Galileu questionava a ordem do universo, decretaram que o modelo heliocêntrico era uma heresia.

Durante o julgamento, Galileu foi obrigado a declarar que a Terra não se movia, assim como afirmavam os aristotélicos e a Igreja Católica. A sentença contra Galileu se tornou leitura obrigatória em todas as universidades do mundo católico.

Passou seus últimos oito anos de vida em uma prisão domiciliar

Continuou estudando, mas não se dedicou a nenhum assunto polêmico. Sofria de dores devido a uma artrose que tinha e estava praticamente cego, sendo que assim não podia desfrutar da observação das estrelas.

Morreu com quase 78 anos dentro de sua casa nos arredores de Florença. Seus restos mortais se encontram na Basílica de Santa Croce, em Florença, junto ao túmulo de Miguel Angel e Maquiavel.

Em seu túmulo há dois símbolos: um telescópio e um globo terrestre.

Arte Fotolia: Romero, Robypangy, Jorisvo

> Proximo >>>

Buscador