Biografia de Elvis Presley

Em 1954, ganhou seus primeiros dólares com a música e sua última apresentação ocorreu em agosto de 1977, na Market Square Arena, em Indianápolis. Poucos dias depois foi encontrado morto em Graceland, sua espetacular mansão em Memphis. De acordo com a autópsia a causa da morte foi o abuso de drogas e anfetaminas, embora a versão oficial afirme que foi um ataque cardíaco.

Primeiros anos e algumas de suas canções míticas

Nasceu em 1935 na cidade de Tupelo, no estado de Mississippi, mas aos 13 anos seus pais se mudaram para Memphis, cidade onde o gospel e o soul causavam furor na comunidade afro-americana. Como outros jovens, não deixava de ouvir as transmissões radiofônicas locais.

No verão de 1953, apresentou-se em uma gravadora da cidade para gravar uma música com a intenção de dar a sua mãe. Foi aí que começou sua história, pois um caçador de talentos viu seu potencial e em 1954 já estreava nos palcos.

O sucesso veio rapidamente, pois sua música “That´s all right mama” arrasou nas emissoras locais. Deixou seu trabalho de caminhoneiro e começou a percorrer as cidades do Mississippi.

Sua voz e seus movimentos originais de quadril enlouqueciam o público, especialmente as garotas. Os mais conservadores viam seu estilo como algo pecaminoso e imoral, pois as pessoas estavam acostumadas a cantores clássicos, como Frank Sinatra e Dean Martin.

Em poucos meses, sua música “I forgot to remember forget” foi eleita a número 1 na lista das mais vendidas

O rock ao estilo Elvis foi instalado na sociedade norte-americana e até 1960 se tornou a estrela do momento.

Quando chegaram os hippies e os psicodélicos, sua música e atrevimento tiveram um breve período de crise mediática. Em 1968, casou-se com Priscilla Ann-Beaulieau e novamente recuperou a fama nos palcos. “Suspicious Mind”, “In the guetto” e “You´re always in my mind” foram os autênticos hinos nos primeiros anos da década de 70.

Em Las Vegas protagonizou shows históricos. A esta altura já havia engordado muito, pois tinha um distúrbio alimentar e alguns problemas de saúde. Além disso, um coquetel de comprimidos fazia parte de sua vida cotidiana.

Há várias curiosidades e anedotas sobre sua vida

- O rei do rock foi o primeiro cantor a ter um jato particular, entre outros objetos, tinha torneiras de ouro em sua mansão.

- Elvis era fã de hambúrguer com queijo, um fervoroso admirador de Nixon, esteve sempre preocupado com sua aparência física, especialmente com o cabelo (usava três tipos de gel no cabelo).

- Para ver sua mãe feliz junto a ele, mandou construir um galinheiro em Graceland.

- Um de seus entretenimentos era colecionar placas de policia e praticar karatê.

- Sua casa em Graceland é a segunda mansão mais visitada nos Estados Unidos depois da Casa Branca.

Arte Fotolia: M-SUR

> Proximo >>>

Buscador