História de Atlas (Titã Mitológico)

Segundo as histórias de Hesíodo e Homero, antes da existência dos humanos os titãs enfrentaram os deuses para conquistar o poder sobre o mundo. As batalhas entre deuses e titãs eram as famosas titanomaquias. O titã Atlas foi um dos chefes que lideraram os combates. Os deuses saíram vitoriosos e os titãs foram castigados severamente.

Atlas foi obrigado por Zeus a carregar sobre seus ombros todo o peso da abóboda celeste até o final dos tempos. O lugar escolhido para que Atlas cumprisse sua punição foi o lado ocidental do Mediterrâneo, o atual Estreito de Gibraltar.

A família de Atlas

Atlas era filho do titã Jápeto e da ninfa Clímene. Prometeu, Epimeteu e Meneceu seus irmãos. Ele se casou com a ninfa marinha Pleione e tiveram sete filhas, conhecidas como as Plêiades.

Em alguns relatos mitológicos, afirma-se que as Hespérides também foram filhas do titã Atlas. Na Odisseia de Homero, conta-se que Calipso, amante de Odisseu durante a separação de sua esposa Helena, foi uma das filhas de Atlas.

O encontro com Heracles

Em um dos seus doze trabalhos, Heracles tinha que colher as maçãs de ouro das Hespérides. Na viagem encontrou com Atlas que se esforçava para manter todo o peso da abóbada celeste sobre seus ombros.

Atlas propôs um trato a Heracles: o titã iria buscar as maçãs enquanto Heracles se encarregasse de aguentar a abóboda. Com esta proposta Atlas pretendia libertar-se do seu castigo.

Quando o titã regressou com as maçãs para encontrar-se com Heracles, este percebeu o engano e fugiu com as maçãs douradas entre suas mãos. Desta maneira, Atlas teve que continuar suportando sua punição.

O titã que acabou nomeando as coleções e os livros de mapas

Na história da arte, Atlas aparece segurando o globo terrestre sobre seus ombros. A primeira referência desta imagem é a escultura conhecida como "Farnese Atlas" e apareceu no século II d. C. Sua figura se tornou tão popular que no Renascimento os cartógrafos denominaram atlas aos livros que compilavam os mapas do mundo.

O primeiro atlas da história foi "Theatrum Orbis Terrarum" elaborado pelo cartógrafo Abraham Ortelius, no final do século XVI.

Imagem: Fotolia. Roi sande

> Proximo >>>

Buscador