Biografia de Antoine Lavoisier

Antoine Lavoisier foi um notável químico durante o século XVIII. Seus trabalhos e estudos produziram importantes avanços nesta disciplina e lhe tornaram o pai da química moderna.

Entre outras contribuições podemos citar: a oxidação dos corpos, a natureza da combustão, a respiração animal e a fotossíntese. Em cada um desses tópicos contribuiu com sua pesquisa e olhar fundamental permitindo avançar em novos conhecimentos.

Economista e funcionário público

Embora a química tenha sido a disciplina que o levou à fama, é importante lembrar que Lavoisier trabalhou também como economista e funcionário público.

Foi diretor da equipe que trabalhou no estudo da pólvora. Integrou uma comissão para estabelecer um sistema uniforme de pesos. Foi secretário do tesouro e promoveu reformas no sistema tributário e monetário francês.

Inclinação pelas ciências naturais

Nasceu em Paris, em 26 de agosto do ano de 1743. Desde criança apreciava as ciências naturais e a partir daí dirigiu seus estudos, mas também não deixou de formar-se em Direito, carreira da qual seu pai queria que seguisse.

Sua esposa, grande companheira e parceira de trabalho

No ano de 1771, casou-se com Marie Paulze, sua companheira de vida em todos os sentidos, tanto no campo pessoal como profissional. Foi sua grande assistente no laboratório que montou na época do casamento. Marie foi também uma ótima química e desempenhou um papel importante junto ao trabalho de seu marido, já que tomava notas e fazia diagramas que eram fundamentais para o trabalho científico.

Morreu na guilhotina depois de ser considerado culpado em um caso de cobrança de impostos

Infelizmente sua vida e trajetória científica foram interrompidas em consequência do fato de ser preso, em 1793, em um caso de cobrança de impostos.

O processo que lhe cabia acabou declarando-o culpado e condenado à pena de morte, como era de costume naqueles anos. Morreu na guilhotina em 8 de maio de 1794. Tinha 50 anos de idade.

Um ano depois de sua morte, foi exonerado dos cargos que possuía e sua família recebeu um pedido de desculpa pública.

> Proximo >>>

Buscador