Biografia de Andrew Wiles

O último Teorema de Fermat, esboçado pelo prestigioso matemático escocês Pierre de Fermat, no século XVII, foi um dos grandes enigmas que paralisou e tratou a matemática, assim como vários de seus expoentes mais ilustres e notáveis, desde sua formulação no ano 1637 até o ano de 1995 em que este matemático britânico conseguiu por fim a sua demonstração.

Não foi um fato a mais na história da matemática a resolução do último Teorema de Fermat, uma vez que Wiles pôde terminar com um mistério que perdurou por mais de três séculos

Nunca foi provado nada a respeito de Fermat, uma vez que não foram encontradas provas, apesar de suas anotações e pertences fossem cuidadosamente revisados por diversos e importantes colegas, como o suíço Euler, que foi um dos que mais concentrou seus esforços para elucidar o fato, mas que não conseguiu apesar de toda a sua sapiência.

E quando já parecia impossível e ninguém mais dava atenção ao assunto, este nativo de Cambridge, nascido ali em 1953 e que dedicou grande parte de sua vida a este objetivo em particular, comoveu o mundo acadêmico matemático e a ciência em geral comprovando o fato.

Embora a forma de encontrar a demonstração implicasse o uso de recursos que não existiam no tempo de seu criador, não se descarta que Fermat tenha utilizado de outros disponíveis; o único de concreto é que a demonstração de Wiles permitiu confirmar a veracidade do teorema mais misterioso da história.

Em 1993 expôs publicamente a demonstração, mas que foi descartada pelos seus erros

Longe de parar diante desse fracasso, continuou firmemente atrás de seu objetivo e que foi desde o começo sua resolução.

Dois anos depois, em 1995, alcançou o tão ansiado objetivo e o demonstrou

Formou-se em matemática nas universidades de Oxford e Cambridge.

Recebeu uma grande quantidade de distinções por causa de suas contribuições, mas sem dúvida a mais emblemática foi a recepção do Prêmio Fermat, concedido em 1989 em homenagem ao matemático escocês, na França, o que para Wiles deve ter tido um sabor especial por ter demonstrado o último teorema homenageado.

Além da pesquisa, dedicou-se à docência dentro da disciplina.

> Proximo >>>

Buscador